Benefícios da leitura da Bíblia Sagrada
- Romário Rodrigues

- 15 de set. de 2022
- 10 min de leitura
Atualizado: 19 de ago.

A Bíblia Sagrada é a nossa única regra de fé e prática. Isso significa que todos os nossos passos, nossas ações, nossos gestos, pensamentos, comportamentos, devem se pautar pelos ensinos infalíveis da palavra de Deus.
A Bíblia é a: Inerrante, infalível, completa e inspirada palavra de Deus. ● Inerrante porque nela não há erros ou contradições! A bíblia é totalmente confiável, seu conteúdo é harmônico e coerente (Jr 1.12); ● Infalível porque ela não falha. Ela não falha porque seu conteúdo é inspirado pelo Espírito Santo, que é perfeito. Sendo Infalível, tudo o que está predito nela, se cumprirá exatamente como está escrito (Mt 24.35); ● Completa porque ela não necessita de acréscimos ou de ajustes, ou seja, o cânon (livros inspirados) já foi fechado, e a inspiração divina escriturística está contida nos seis 66 livros. Qualquer tentativa de acrescentar ou de ajustar quer seja um "J" das Escrituras, deve ser "combatido" com firmeza. A bíblia não apenas contém a palavra de Deus como insinuam alguns, ela é a palavra de Deus completa (Ap 22.19); ● Inspirada porque ela não é um livro qualquer, ela é a palavra de Deus. A inspiração no registro das Escrituras procede de Deus, e não da racionalidade humana (2 Pe 1.20).
O Espírito Santo inspirou a mesma! Quanto a sua inspiração, vale ressaltar que todos os 66 livros são de igual forma inspirados, não havendo um livro mais inspirado que o outro (2 Tm 3.16,17); O Salmista Davi, inspirado pelo Espírito Santo, fala da supremacia das Escrituras no salmo 138.2 quando diz: "Pois engrandeceste acima de tudo, o teu nome é a tua palavra". A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, ela procededo próprio Deus. É Deus se "revelando" ao ser humano. É Deus falando ao ser humano em uma linguagem compreensível. Logo, diante do próprio relato da mesma, fica bem claro que não é possível ter um relacionamento sério com Deus sem o amor e apego às Escrituras. Quem realmente experimentou o novo nascimento ama, estuda, guarda e pratica as Sagradas Escrituras. Por outro lado, o desamor, o desapego, o abandono, o desinteresse pelas Escrituras e por seu estudo, são sintomas claros de: frieza espiritual, negligência, apatia espiritual, carnalidade, desobediência crônica etc. A recomendação bíblica do seu estudo é muito clara nas suas páginas (Mt 22.29 ; Os 4.6). Quem não se empenha no estudo das Escrituras, está vivendo uma desobediência frontal a Deus. No entanto, aos que amam, estudam, guardam e praticam as Escrituras, experimentará as inúmeras bênçãos registradas em seus capítulos e versículos sagrados. Obviamente, milhares são as bênçãos e benefícios para os que amam, estudam, guardam e praticam as Escrituras, mas, alistaremos apenas alguns desses inúmeros e maravilhosos benefícios. Vejamos:
1. Quem estuda e guarda a Palavra de Deus, tem a vida eterna (Jo 5.24). Conforme Ef 2.8, a salvação é pela graça mediante a fé. Uma vez que a pessoa e salva, ela passa a ter sua vida pautada pela palavra de Deus. Aliás, eis uma evidência incontestável de que uma pessoa é verdadeiramente salva: ter a vida pautada pelas Escrituras. Como dissemos, ela é nossa regra de fé e prática. Por ela nos movemos, sentimos, agimos, reagimos, andamos. Quem nasceu de novo, deve trocar os próprios conceitos, achismos, hábitos, costumes, pelos ensinos da Palavra de Deus. Você é guiado pela Palavra de Deus ou é guiado pelos seus próprios conceitos? É guiado pelos mandamentos do Senhor ou pelos conselhos do mundo? Quem norteia seus pensamentos, sentimentos, gestos e ações? 2. Quem estuda e guarda as Escrituras é habitado do Espírito Santo (1 JO 2.5). Que privilégio é ser habitado pelo Espírito Santo, aleluia! Uma vida só tem realmente sentido quando é habitada pelo Espírito Santo. Quem não tem o Espírito Santo, está vivo fisicamente, mas está morto espiritualmente. Quem não é habitado pelo Espírito Santo, essencialmente não vive, mas vagueia por nuvens escuras, na amargurada crise existencial, que ecoa os gritos da alma vazia de Deus! Você é habitado pelo Espírito Santo? Você está vivo ou morto? Está vagueando no mar da crise existencial ou está gozando da gloriosa alegria dada pelo Consolador? 3. Quem estuda e guarda as Escrituras, é santificado (Jo 15.3 ; 1Tm 4.5). Existem "três estágios" da santificação: ● Santificação posicional (no momento da conversão):
Uma vez salvo, o convertido é declarado santo, separado, consagrado. Santo nesse aspecto não significa perfeito ou impecável, pois ainda estamos em corpos corruptíveis, mas, significa que agora somos servos de Deus e não somos mais escravos do pecado. Significa que agora não temos mais prazer no pecado. Significa que fomos separados, consagrados ao Senhor; ● Santificação progressiva, diária:
Uma vez salvo e declarado Santo, o salvo agora passa a viver em santificação. As obras da carne vão dando lugar ao "fruto do Espírito". O "velho homem" passa a dar lugar a "nova criatura". Isso significa que o convertido agora, não vive mais para o mundo ou para si mesmo, mas sim para Deus (Gl 2.20). O Espírito Santo é o " agente da santificação". Ele nos santifica por sua ação poderosa, por meio da sua Palavra, mas é necessário que nos entreguemos a Deus e de bom grado devemos estar aptos a permitir o processo da santificação. Sem a santificação, ninguém verá o Senhor (Hb 12. 14); ● Santificação final, plena ou Glorificação (1Co 15.53; Fp 3.21):
A glorificação ocorrerá no "momento" do Arrebatamento. Os corpos dos salvos serão transformados e glorificados! Mas só experimentará a santificação final/glorificação, aqueles que nasceram de novo, foram declarados santos e viveram em santificação como evidência dissso. Você vive em santificação? Quem "reina" no seu ser, o Espírito ou a carne? Você está fazendo sua parte no processo de santificação? Se Jesus voltar hoje, você será arrebatado e glorificado ou ficará para a Grande Tribulação? 4. Quem estuda as Escrituras e guarda, é liberto (Jo 8.32). A bíblia é clara ao afirmar que não há libertação sem amor, estudo e conhecimento das Escrituras. Não são os chamados "cultos de libertação" ou sessões de exorcismos, por exemplo que de fato liberta uma pessoa. Uma pessoa só é verdadeiramente liberta quando ela examina/ouve e pratica as Sagradas Escrituras. Logo, quem não gosta de estudar a bíblia, está fazendo convênio com a escravidão espiritual, emocional e moral. João diz que é necessário conhecer para ser liberto e, esse conhecimento se dá em duas perspectivas que estão unidas em si: o conhecimento intelectual e o conhecimento prático (Tg 1. 23). 5. Quem ama e estuda as Escrituras, vive em paz ( Sl 119.165 ). A paz, de maneira geral, é buscada por todas as pessoas. Todos de alguma forma, em alguma instância, buscam paz. Isto dito, é necessário fazermos uma conceituação prática do termo paz. A bíblia faz uma distinção clara entre a paz que vem de Deus e a paz que vem do mundo (Jo 14.27). A paz que vem de Deus é um desdobramento da salvação, ela é experimentada por todos os salvos (Rm 5.1). Essa paz depende essencialmente da presençado Espírito Santo em nós .A paz de Deus é incircunstancial, ou seja, não está restrita às circunstâncias do dia a dia. Essa paz é um dos itens do "fruto do Espírito" (Gl 5.22). Quem tem essa paz, permanece confiante, esperançoso interiormente, mesmo nos momentos de tristezas e dificuldades da vida. Já a paz que o mundo dá é falha, passageira, circunstancial, limitada. A paz que o mundo dá, na verdade é apenas "tapeio", mecanismo humano que se vão nas primeiras tempestades que a vida apresenta. Você vive em Paz? Tem a paz interior? Consegue dormir tranquilo sem ser assombrado pelo passado ou pelo futuro? Como está teu coração? 6. Quem ama e estuda as Escrituras, não vive em tropeço (Sl 119.165). O mundo anda em tropeços espirituais, tropeços morais, tropeços familiares etc. A vida sem Deus é uma descida ao abismo de tropeço em tropeço. Infelizmente, até mesmo entre os chamados cristãos, existem muitos que estão tropeçando. Isso ocorre principalmente porque muitos querem viver um Cristianismo sem Bíblia. Isso é um "suicídio espiritual".
As pessoas tropeçam justamente quando ela troca os preceitos do Senhor pelos seus próprios conceitos. Os tropeços ocorrem quando deixamos de consultar a Deus e a sua palavra e passamos a agir pelos nossos instintos.
Você vive em tropeço ou está firmadona Rocha? Está sendo guiado por Deus ou está cambaleando nas suas próprias escolhas? Cuidado! Tropeços, quedas e mortes, são parentes próximos. 7. Quem medita nas Escrituras, tem sabedoria (Sl 119.98). Sabedoria, conhecimento e inteligência são coisas distintas. Vejamos: ● Conhecimento: Conhecimento é o ato de conhecer, e este se adquire através dos estudos, da pesquisa, da busca pelas informações e assimilação das mesmas; ● Inteligência: A inteligência é a habilidade natural que cada pessoa tem consigo mesma, ou seja, são características inerentes ao próprio ser. São habilidades que as pessoas já nascem com elas; ● Sabedoria: Sabedoria em linhas gerais, significa prudência, ter uma base sólida para tomar decisões certas; significa fazer o uso correto do conhecimento. Sabedoria significa ter a capacidade de fazer boas escolhas, ter discernimento na hora de agir e maturidade. Devemos ressaltar que quem ama as Escrituras, tem a sabedoria divina, a sabedoria "dos céus". A sua fonte é Deus. A sabedoria divina é infinitamente superior à sabedoria humana. Quem tem a sabedoria divina, consequentemente vive uma vida sábia e prudente aqui na terra. Você é sábio? Tem agido com sabedoria no seu lar, trabalho, igreja e sociedade em geral? 8. Quem estuda as Escrituras, tem a verdadeira alegria. (Sl 1.2) Existe uma radical diferença entre a alegria que vem de Deus (Nm 8.10; Sl 16.11), e a felicidade proporcionada pelo mundo. ● A alegria que vem de Deus, a sua fonte é divina; ● A felicidade que vem do mundo, a sua origem é do mundo/material; ● A Alegria que vem de De Deus é: incircunstancial, permanente; ● A felicidade que vem do mundo é: circunstancial e passageira; ● A Alegria que vem de Deus, depende essencialmente da presença de Deus em nós; ● A felicidade que vem do mundo está atrelada as possessões materiais; ● A Alegria que vem de Deus é "eterna"; ● A felicidade que vem do mundo é passageira; ● A Alegria que vem de Deus, e gozo até mesmo nos momentos de tristeza; ● A felicidade que vem do mundo, é um falso verniz para tentar afagar a ausência interior da verdadeira Alegria.
Você tem a verdadeira alegria ( Sl 51.12 )? Só que tem o Espírito Santo e tem uma vida de meditação nas Escrituras pode desfrutar dessa verdadeira alegria! 9. Quem medita nas Escrituras tem "vida espiritual" (Sl 119.107) Muitas pessoas estão vivas biologicamente, mas mortas espiritualmente. Inclusive, no seio das igrejas, isso tem sido uma triste realidade. Pessoas que até esbanjam saúde física mas que por outro lado estão como "sepulcros caiados" , ou seja, estão "mortas espirituais". Jesus nos diz que Ele veio para nos dar "vida com abundância" (Jo 10.10). Jesus nos dá vida plena. Antes de aceitarmos a Cristo, nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1). Por isso, se faz necessário "nascer de novo" (Jo 3.3). Ora, só se pode nascer de novo por que se estava morto. O novo nascimento ou regeneração significa: tornar a viver, voltar a vida, viver em abundância. Afastados de Cristo, estávamos mortos, uma vez regenerados, voltamosa viver. Um dos significados simbólicos do pão na bíblia é a palavra de Deus! O pão era um alimento essencial da alimentação dos tempos bíblicos. Logo, não se podia faltar pão para o corpo .
Aqui já temos excelentes lições: O Salmista é claro (Sl 119.107) ao dizer que a palavra de Deus produz vida/vivificação. Não há vida fora da palavra de Deus. Há muitos que outrora aceitaram a Cristo mas que hoje, capengam e manquejam na fé, por que se divorciaram da palavra drasticamente. Abandonar o estudo das Escrituras é um atentado contra a saúde espreita. Jamais teremos boa espiritualidade, ministério fértil, família feliz, boa vida social, comunhão com a Igreja se não examinarmos, praticando diariamente as Sagradas Escrituras. Você está vivo? Você tem vida espiritual? Tem estudado a palavra de Deus? Tem guardado, praticado? 10. Quem medita nas Escrituras, tem uma família feliz (Pv 22.6; Dt 6.6-9; Sl 128.1-6). É Impossível termos uma família perfeita, mas é perfeitamente possíveltermos uma família feliz! E como é possívelter uma família feliz? Pautando-a segundo as Escrituras. A família é composta de pessoas imperfeitas, logo não há possibilidade da mesma ser perfeita. Mas, é possível sim , ter uma família feliz, abençoada, que agrada a Deus. Infelizmente hoje temos visto a degeneração das famílias. O modelo bíblico de família tem sido atacado com todas as forças por ideologias malignas como o Comunismo/Socialismo. Mesmo nas famílias cristãs, muitas delas (ou todas direta ou indiretamente), tem sofrido os impactos malignos das sutilezas de satanás. Essa degeneração e destruição das famílias tem se dado essencialmente pelo fato de que, muitas famílias abandonaram, há tempos, os princípios da Palavra de Deus.
Hoje, infelizmente, muitas "famílias" são constituídas (desde o namoro) e regidas no seu dia a dia, sem colocar em prática os valores eternos de Cristo! Dessa forma, jamais faremos frente aos ataques do maligno. Sem os princípios da Palavra de Deus, jamais teremos uma família sólida, próspera, feliz e que agrada a Deus. Dessa forma, pais, mães, filhos, jovens, adolescentes, crianças e anciãos, todos precisamos viver em família, segundo a Bíblia Sagrada. Tenhamos cuidado! Família feliz e que agrada a Deus não se constrói com conceitos próprios, com princípios de uma sociedade corrompida, não se constrói com culturas passadas que não prezavam pelas Escrituras. Uma família feliz, não se constrói com os modelos da sociedade atual, com ideologias malignas, como a ideologia de gênero, com a inversão de valores que se vê na sociedade sem Deus.
Uma família feliz, como já dissemos, só é possível em Cristo, por meio do seu Senhorio, através dos princípios da sua santa Palavra. Aleluia! Onde a palavra de Deus "domina" há: amor, carinho, fidelidade, companheirismo, lealdade, humildade, perdão, compreensão e alegria. Portanto, problemas e dificuldades haverão em qualquer família, mas, se sua família é guiada pelas Escrituras, mesmo com os problemas existentes, ela será uma família feliz!
Portanto, como já dissemos, existem outros milhares de benefícios para aqueles que meditam nas Escrituras. Nossa proposta foi apresentar dez desses diversos benefícios.
É importante ratificar que, a bíblia deve ser lida, estudada, guardada e praticada (Ed 7.10). Todo estudante da Bíblia deve ter em mente que, aos estudarmos a mesma devemos, com a ajuda do Espírito Santo, permitir que as verdades das Escrituras nos moldem dia após dia, permitindo o processo de santificação do nosso espírito, alma e corpo (1Ts 5.23) para que cheguemos a estatura de "varão perfeito/maturidade cristã" (Ef 4.13), e tenhamos uma vida de íntima comunhão com Deus.
Que não sejamos apenas leitores, mas também praticantes da palavra (Tg 1.22). A Deus, toda a glória!
Em Cristo:Romário Rodrigues




Deus abençoe grandemente 🙏